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6 alimentos que melhoram o funcionamento de seu cérebro

Que há uma ligação entre dieta e saúde do coração nós já sabemos, não é mesmo?  Mas evidências científicas sugerem que o que ingerimos também pode ter uma influência direta sobre que órgão mais complexo e delicado no corpo humano: o cérebro.

Como o centro do sistema nervoso, o cérebro abriga estruturas que controlam quase todas as funções corporais. E, incrivelmente, agora existem provas de que o consumo de certos alimentos pode mudar nosso humor e nos ajudar a pensar mais rápido. Além disso, uma dieta saudável também pode reduzir o risco de doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Quanto mais cedo começarmos a comer inteligente, melhor. O mais interessante, apesar da existência de prateleiras lotadas com suplementos caros que afirmam serem capaz de fazer maravilhas em agilidade mental, muitos estudos sugerem que alimentos bastante comuns fazem o mesmo bem. Pequenas quantidades desses seis alimentos descritos a seguir  podem o ajudar a seguir um caminho mais saudável, com uma memória mais afiada e diminuição dos riscos de declínio cognitivo em anos posteriores.

1 - Azeite

Quem disse que marmita é sinônimo de embalagem de alumínio e vários alimentos misturados? Investir em um recipiente adequado com fecho para manter o frescor dos ingredientes, além de bonitinho, pode ser o primeiro passo para você se empolgar e inserir na sua rotina o hábito de levar comida de casa para o trabalho. "Não é porque é marmita que tem que ser feiosa. O prato tem que estar bonito, ser gostoso e nutritivo!", garante Bela. Potinhos feitos de vidro são os mais recomendados, pois podem ir em banho-maria, se necessário, e mesmo no micro-ondas. E fica um alerta da apresentadora: "O plástico pode soltar partículas cancerígenas".


2 – Frutas Cítricas


Se você nem sempre pode contar com um micro-ondas ou forno no ambiente de trabalho, é importante pensar em receitas que possam ser servidas tanto frias quanto quentes. Saladas de macarrão, por exemplo, e o mix de painço - grão rico em ferro e fósforo que substitui o arroz de todo dia - com legumes, são boas opções. Embora o consumo de comida congelada não seja o ideal, pelo bem da praticidade, você pode separar um pouco de feijão para a semana, por exemplo. "Eu não recomendo a refeição toda congelada. O congelamento faz com que você perca um pouco da energia vital, aquela questão da comida fresca que realmente alimenta, vai embora." 


3 – Nozes

Comida caseira, gostosa e, acima de tudo, nutritiva. Assim deve ser uma marmita que se proponha a substituir o fast food e os congelados na hora do almoço e os lanches processados naquele momento do dia em que a fome vem com tudo. Incluir ingredientes ricos em macronutrientes como carboidratos e proteínas é fundamental, assim como folhas que são fontes de vitaminas. 


4 - Peixe


Para garantir uma boa alimentação ao longo de todo o dia, esteja você fora de casa ou não, e evitar permanecer muitas horas sem comer, a dica é um cardápio composto por um prato principal e dois lanches, sendo um doce e o outro salgado.  


5 – Chocolate

Comida caseira, gostosa e, acima de tudo, nutritiva. Assim deve ser uma marmita que se proponha a substituir o fast food e os congelados na hora do almoço e os lanches processados naquele momento do dia em que a fome vem com tudo. Incluir ingredientes ricos em macronutrientes como carboidratos e proteínas é fundamental, assim como folhas que são fontes de vitaminas. 


6 – Frutas Vermelhas

Comida caseira, gostosa e, acima de tudo, nutritiva. Assim deve ser uma marmita que se proponha a substituir o fast food e os congelados na hora do almoço e os lanches processados naquele momento do dia em que a fome vem com tudo. Incluir ingredientes ricos em macronutrientes como carboidratos e proteínas é fundamental, assim como folhas que são fontes de vitaminas. 






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