O maior blog sobre saúde e fitness do Brasil e classificado pela Veja entre um dos melhores do mundo.

Vida Orgânica, sua dose diária de
Saúde, Nutrição e Bem-estar

Top 10 vegetais mais saudáveis. Será que você consome todos eles?

Os vegetais são uma parte importante da dieta de todos. Eles contêm dezenas de nutrientes importantes e possuem grande quantidade de fibras dietéticas . E obtendo uma cota diária de cinco a nove porções, você ajuda a construir a imunidade do seu corpo  para as coisas como o câncer, doenças cardíacas e diabetes. Então, quais são os melhores vegetais que se deve comer para aumentar o seu potencial de combate a doenças?

 Veja a seguir:

Tomate

Apesar de ser tecnicamente uma fruta, o tomate é o mais frequentemente servido como um vegetal. Cheio de licopeno, os tomates são famosos por suas capacidades de combate contra o câncer. Eles são cheios não apenas de vitaminas A a K,  mas também mantém a nossa pressão arterial sob controle e ajudam a reduzir o número de radicais livres no nosso corpo.


Brócolis

Poucos alimentos tem um alto potencial de combate a doenças como o brócolis. Este vegetal possui antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de câncer de pulmão, estômago e reto. E porque o brócolis é rico em beta-caroteno, vitamina C e ácido fólico, também é bom para impulsionar a sua imunidade a resfriados e gripes.


Couve de Bruxelas

Esses pequenos vegetais verdes são especialmente importantes para a mulher grávida, porque eles estão cobertos de ácido fólico, um tipo de vitamina B que previne defeitos do tubo neural. Couve de Bruxelas também estão repletas de vitaminas C e K, bem como potássio, fibras e ômega-3 os ácidos graxos.


Cenouras

As cenouras estão entre os vegetais mais benéficos e carregados com nutrientes para a pele, olhos e cabelos. Elas também são a mais rica fonte vegetal de alguns antioxidantes importantes, como a vitamina A. E porque eles são ricos em vitamina C, cenoura proteger o sistema cardiovascular de danos.


Abóbora

Uma boa fonte de nutrientes anti-inflamatórios como vitamina C e beta-caroteno, a abóbora, especialmente abobrinha, podem ajudar a tratar dezenas de distúrbios, incluindo osteoartrite, asma e artrite reumatoide. A abóbora é também é rica em potássio, magnésio e fibras.


Batata doce

Este vegetal tem dezenas de nutrientes anti-cancerígenos como vitamina A, C e manganês. Ela é também uma boa fonte de fibra e ferro, assim não dão só energia, como também podem ajudar a regular o sistema digestivo.


Berinjela

Rico em nutrientes saudáveis para o coração, berinjelas são ricas em antioxidantes, como nasunin (um composto exclusivo que protege as células do cérebro de danos). E porque berinjelas são carregadas com fibras e potássio, os pesquisadores acreditam que podem reduzir o risco de derrame e demência.


Pimentão

Se você prefere vermelho, laranja ou amarelo, pimentão são repletos com dezenas de nutrientes benéficos para o  coração, como ácido fólico e licopeno. 


Espinafre

Este tipo de vegetal é uma excelente fonte de vitamina com quase todos os nutrientes que você precisa. Os cientistas acreditam que uma dieta rica em espinafre pode ser capaz de impedir vários tipos de doença, desde uma doença cardíaca ao cancro do cólon, artrite e osteoporose.


Cebola

Estes vegetais são particularmente bons para as pessoas que sofrem (ou risco de desenvolver) de osteoporose. Isso porque as cebolas são carregadas com um peptídeo chamado GPCS que os cientistas acreditam que retarda a perda de cálcio do corpo. Cebolas também podem ser úteis na luta contra a doença cardíaca e diabetes, porque eles são carregados com vitamina C e ácido fólico.






>Veja a dica de Vida Orgânica para você perder peso com saúde.