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Como curar a ansiedade em 7 passos. (Sem medicamentos)

A ansiedade  é um estado emocional normal que nos permite enfrentar as exigências da vida cotidiana. No entanto, quando é muitas vezes exagerada e excessiva, sem motivo aparente real, podemos estar perante o que pode ser um possível transtorno da ansiedade. A ansiedade manifesta-se através de fortes sentimentos de medo e preocupação perante certas situações que são vividas ou experimentadas como ameaçadoras ou perigosas, mas existem várias formas de lidar com a ansiedade sem ter de recorrer a medicamentos.

Confira nossas dicas a seguir:

 

1 - Fazer exercício diariamente

Uma das formas de tratar a ansiedade sem medicamente é fazer exercício físico , uma vez que permite que o seu corpo liberte o excesso de energia acumulada, e ao mesmo tempo liberta endorfinas geradas. A endorfina, também conhecida como o hormônio do prazer, é responsável por diminuir a dor a aumentar a felicidade.


2 - Técnicas de relaxamento

Pratique técnicas de relaxamento. Comece por trabalhar a respiração . Quando começar a sentir que está a desencadear ansiedade, tente relaxar. Comece a inalar ar através do nariz e a conduzi-lo para a parte inferior do estômago abaixo do diafragma. Assim, a parte de baixo do estômago incha, expandindo assim a caixa torácica. Tente concentrar-se na viagem que o ar faz pelo seu corpo, em seguida, expire lentamente pela boca, sentindo o ar a sair do seu corpo. Tente fazer este exercício até que a ansiedade diminua. Recomenda-se que este exercício seja feito diariamente durante pelo menos 10 minutos.


3 - Yoga e o Tai Chí

Se preferir, pode adicionar música suave para facilitar a concentração. Técnicas como o Yoga e o Tai Chí também são consideradas vitais para diminuir a ansiedade.


4 - Entenda sua ansiedade

Tente manter a maior tranquilidade possível quando perceber que a ansiedade está aumentando. Aprenda a reconhecer quais são as situações que geram um aumento da sua ansiedade , para conseguir controlá-las. Enquanto a ansiedade pode estar presente na maior parte do tempo, há situações que estimulam um aumento considerável desta emoção.


5 - Uma tarefa de cada vez

Faça uma tarefa de cada vez. Tente concentrar-se apenas numa tarefa e faça-a com tranquilidade e dedicação. Uma das principais características da ansiedade, é a necessidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o que leva a que o corpo esteja num nível de tensão constante. Por isso, é importante dedicar um tempo específico a cada tarefa e aprender a controlar a necessidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo.


6 - Reconheça suas limitações

Cuide do seu corpo e da sua mente e reconheça as limitações do seu tempo e da sua energia. Não deve sobrecarregar-se com tarefas que não consegue realizar, nem com pensamentos de culpa por não ter conseguido realizar todas as tarefas. Tente manter pensamentos positivos.


7 - Evite cafeína

Evite o consumo de produtos que contenham cafeína. A cafeína estimula a secreção de adrenalina , favorecendo o aumento da ansiedade. Em vez disso, recomenda-se o consumo de ervas e plantas medicinais tais como o anis, a papoila e a alfazema. A erva-cidreira ou melissa são especialmente recomendadas para estes casos , uma vez que produzem no corpo um efeito sedativo e calmante.

E você? Anda muito ansioso? Já utiliza alguma dessas dicas?



>Veja a dica de Vida Orgânica para você emagrecer controlando sua ansiedade.