O maior blog sobre saúde e fitness do Brasil e classificado pela Veja entre um dos melhores do mundo.

Vida Orgânica, sua dose diária de
Saúde, Nutrição e Bem-estar

10 Mitos e Verdades sobre Alimentação para você acabar de vez com dúvidas.

Beber água durante a refeição aumenta a barriga? Comer manga com leite faz mal à saúde?  Descubra a respostas para essas e outras perguntas, invista nos hábitos alimentares que realmente valem a pena e deixe os mitos fora do seu prato!


01 – Beber água em jejum emagrece

MITO: O consumo de dois a três litros de água por dia traz diversos benefícios à saúde, como o bom funcionamento do intestino. Porém, apenas a ingestão de água não elimina o peso, muito menos se for tomada em jejum. Para queimar gordura e emagrecer é preciso reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e aumentar o gasto de calorias. 


02 – Comer banana reduz a cãibra

EM TERMOS: As cãibras são contrações musculares intensas causadas por diversos motivos. Geralmente  estão associadas a um desequilíbrio em vários minerais do organismo, entre eles o potássio – e a banana é rica em potássio, por isso leva a fama. Porém, a fruta é pobre em sódio e cloro, os minerais mais perdidos no suor. Então, ela sozinha não previne cãibras. Mas pode ajudar, assim como é preciso sempre alongar e cuidar da hidratação.  


03 – Ficar sem comer emagrece

MITO: Deixando de comer você pode tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer por um longo período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para diminuir o peso é fundamental comer de forma fracionada e na quantidade certa, e de preferência com orientação de nutricionistas. 


04 – É melhor comer frutas com casca

VERDADE: Vale a pena comer as frutas com a casca, quando isso for possível, porque elas são uma ótima fonte de fibras. Mas atenção: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais à saúde.


05 – Manga com leite engorda

MITO: Essa crença tem origem no período colonial e foi criada pelos senhores das fazendas, que pretendiam evitar o roubo da fruta e do leite pelos escravos durante a noite. A não ser que você tenha alergia a esses alimentos, a combinação é inofensiva. 


06 – Cenoura faz bem para a visão

VERDADE: A cenoura contém grande quantidade de betacaroteno, a substância que dá origem à vitamina A. Sua carência, no entanto, pode provocar a cegueira noturna (a incapacidade de adaptar-se ao escuro) e até a perda da visão. Por isso, o consumo da cenoura traz benefícios à visão.


07 – Mascar chiclete faz mal ao estômago

Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estomago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.


08 – Comer sempre os mesmos alimentos faz mal.

Verdade. A ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não irá fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo. Cada alimento contém vitaminas e minerais específicos, ao mesmo tempo em que apresenta deficiência de determinados nutrientes, os quais estão presentes em outros alimentos. Por isso, é importante variar.


09 – Queijo minas tem menos gordura que a ricota

Verdade. A ricota é feita a partir do soro do leite, que seria desprezado após a fabricação dos queijos. E é adicionado leite para aumentar o seu rendimento, o que também aumenta a quantidade de gordura. Uma fatia de 50 g de ricota contém 11 g de gordura, contra 9 g na fatia do queijo minas.


10 – Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados

Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.