O maior blog sobre saúde e fitness do Brasil e classificado pela Veja entre um dos melhores do mundo.

Vida Orgânica, sua dose diária de
Saúde, Nutrição e Bem-estar

10 BENEFÍCIOS PARA VOCÊ PARAR DE FUMAR




1. Você será menos ansioso

Mesmo que os fumantes acreditem que dar uma longa tragada pode ajudar a acalmar os nervos, um estudo britânico publicado no início deste ano sugere que parar de fumar pode realmente diminuir a ansiedade a longo prazo. “As pessoas que alcançam a abstinência vivenciam uma acentuada redução da ansiedade enquanto aqueles que não conseguem parar experimentam um aumento modesto a longo prazo”, escreveram os pesquisadores em estudo publicado no British Journal of Psychiatry.
Da mesma forma, um estudo de 2010 na revista Addiction mostrou que o estresse percebido diminuiu para as pessoas que param de fumar por um ano após a hospitalização por doença cardíaca, segundo a Reuters.


2. Sua boca agradece

Abandonar o hábito pode diminuir drasticamente o risco de problemas dentários como cáries e doenças gengivais, e condições ainda mais perigosas como o câncer oral.


3. Sua vida sexual será melhor

Estudos têm sugerido uma ligação entre tabagismo e impulsos sexuais diminuíram para ambos os homens e mulheres. Estudos publicados em 2008 no Journal of Sexual Medicine mostraram que a nicotina pode afetar até mesmo a excitação de não-fumantes.


4. Pele mais saudável

Se você quer que a sua pele aparente ótima, então é melhor abandonar os cigarros. O WebMD indica que o fumo afeta o tom da pele, promove a flacidez e, naturalmente, faz com que rugas apareçam em torno da área do lábio.
No entanto, a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética nota que apenas um mês e meio após parar de fumar , sua pele já começa a ficar melhor.


5. Mais cabelo, por favor!

Se você ama seu cabelo, talvez seja a hora de largar os cigarros. Pesquisas já ligaram tabagismo a um maior risco de calvície masculina. O BBC News noticiou em 2007 um estudo Archives of Dermatology , mostrando até mesmo depois de levar em conta outros fatores de risco de perda de cabelo , como a idade e raça, o tabagismo pesado (pelo menos 20 cigarros por dia) aumenta o risco de calvície.
E um estudo de 2011 mostrou que o tabagismo, o estresse, a ingestão de bebidas alcoolicas e os genes foram fatores de risco para a calvície, segundo a WebMD.


6. Seja mais feliz

Aqui está uma boa vantagem: parar de fumar pode fazer você uma pessoa mais feliz, de acordo com pesquisa da Universidade de Brown.
Pesquisadores descobriram que os fumantes nunca foram mais felizes do que quando eles estavam quando pararam de fumar, mesmo quem voltou a fumar depois.


7. Vida longa

Parar de fumar pode ajudar as mulheres a viver uma década a mais do que teriam se tivessem continuado acendendo cigarros, de acordo com um estudo de 2012 publicado na revista The Lancet.
Os pesquisadores também descobriram que quanto mais a mulher fuma, maior o risco de morte prematura , mesmo entre as fumantes “leves” (aqueles que fumavam apenas 1-9 cigarros por dia), com um risco dobrado de morte em comparação com não-fumantes.
“Se as mulheres fumam como homens , eles morrem como os homens – mas , sejam eles homens ou mulheres , fumantes que param antes de atingir a meia-idade aumentam o ganho de cerca de dez anos de vida”, alega o pesquisador Professor Sir Richard Peto, da Universidade de Oxford.


8. Essa é para as mulheres: gravidez

Se você está tentando engravidar, uma das melhores coisas que você pode fazer é parar de fumar. NBC News informou que as mulheres fumantes têm uma chance 60% maior de ser infértil, em comparação com não fumantes. O fumo também está ligado a mais abortos espontâneos.


9. Huuum!

Se você não gosta de comida sem graça, então não fume . Há uma associação entre tabagismo e paladares fracos e nulos.


10. Até o resfriado melhora

Os sintomas de um resfriado leve poderia assumir uma forma mais grave para os fumantes, segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Yale. Os resultados, publicados em 2008 no Journal of Clinical Investigation, mostraram uma reação exagerada do sistema imunológico de ratos expostos a fumaças do tabaco, quando expostos a um vírus similar ao da gripe.
“As respostas anti-virais em camundongos expostos à fumaça do cigarro não eram só não defeituosas, mas eram hiperativas”, o pesquisador Dr. Jack A. Elias, disse em um comunicado .
“Estes resultados sugerem que os fumantes não ficam em apuros porque eles não podem limpar ou combater o vírus, eles ficam em apuros porque eles reagem de forma exagerada a ele”.