O maior blog sobre saúde e fitness do Brasil e classificado pela Veja entre um dos melhores do mundo.

Vida Orgânica, sua dose diária de
Saúde, Nutrição e Bem-estar

CELULITE: SAIBA COMO A ALIMENTAÇÃO PODE PREVENIR E CONTROLAR



Apesar de ser apontada como uma das marcas mais indesejadas que elas podem ter, provavelmente não existe uma única mulher no mundo que não apresente essas alterações cutâneas.

Mesmo que todas as mulheres apresentem uma celulite aqui e outra ali, existem alternativas para minimizar o desenvolvimento dessas marcas no corpo, permitindo que elas influenciem menos no visual.

Uma alimentação equilibrada é importante por dezenas (centenas? milhares?) de motivos, e a celulite é mais uma delas. Com alguns tipos de alimento, é possível minimizar e prevenir a celulite.

Veja alguns exemplos:



Vitamina C


Uma das causas da celulite é a baixa produção de colágeno pelo organismo, que resulta diretamente na qualidade da pele em várias partes do corpo.

O colágeno é uma proteína que depende intimamente do consumo de vitamina C, que participa de sua produção.

Por isso, uma maneira de fazer com que sua alimentação ajude no controle da celulite é aumentar o consumo de frutas cítricas ou outros alimentos ricos nessa vitamina.


Fibras alimentares


A celulite pode se desenvolver por causa do consumo excessivo de calorias, que resulta em reações inflamatórias no tecido cutâneo que desenvolvem essa marca no corpo.

As fibras alimentares, por sua vez, ajudam a diminuir o apetite, controlando também o consumo de calorias diário — que reflete diretamente na formação das celulites.

As melhores fibras alimentares estão em alimentos como os cereais integrais (aveia, arroz, farinhas, etc.), leguminosas como o feijão e a lentilha e na maioria das frutas.


Beba muita água


Você sabia que a celulite também pode ser uma consequência de um tecido cutâneo desidratado? Pois é!

Por esse motivo, o consumo de um volume adequado de água diariamente também é uma maneira de ajudar a controlar o desenvolvimento de celulites, visto que essa bebida ajuda a hidratar as células cutâneas e garantir a qualidade de suas estruturas.


Consuma oleaginosas


Os antioxidantes naturais também podem ajudar a minimizar o desenvolvimento de celulites espalhadas pelo corpo, uma vez que eles atuam no controle do envelhecimento precoce das células cutâneas, que podem resultar nessas marcas indesejadas.

As oleaginosas, além de fonte de fibras alimentares e de gorduras saudáveis, também são uma fonte importante de selênio, um antioxidante natural poderoso e essencial para evitar a ação dos radicais livres no tecido da pele.

As melhores são as amêndoas, castanhas, nozes e amendoim – só não exagere nas versões salgadas, para não ingerir muito sódio!


Evite as gorduras


Celulites nada mais são do que reações inflamatórias causadas pelo excesso do consumo de gorduras e açúcares, que não são aproveitados pelo organismo na produção de energia.

Quando evitamos o consumo de frituras e outras gorduras prejudiciais para a nossa saúde, o risco de desenvolver novas celulites é consequentemente reduzido.

Você já toma esses cuidados para evitar o desenvolvimento de celulites em várias partes do seu corpo? Compartilhe conosco suas experiências e deixe suas dúvidas no espaço de comentários!